Somos uma marca (não registrada) criada em 2009 por Lucas Moreira Carneiro de Miranda para identificar seus softwares.

Entre 2009 e 2011 desenvolvemos sites e sistemas para empresas pequenas em Belo Horizonte/MG, como profissional autônomo, conciliando com o curso de graduação em ciência da computação. Em alguns destes projetos outros desenvolvedores foram envolvidos mas estas parcerias se perderam com o término dos projetos.

Em 2012, Lucas graduou-se e foi trabalhar no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano criou o site Estudejogando.com.br que continua em funcionamento.

Em 2015 foram publicados jogos no Google Play e criado o Portal do Professor no Estudejogando.com.br

Em 2016 foi publicado o jogo Subway Monsters Invasion

Do período de formado, 2012, a junho de 2016 as atividades na Hastatus eram realizadas conciliando com um trabalho CLT.

A partir de junho de 2016, Lucas está dedicado integralmente aos projetos da Hastatus.

Desenvolver jogos e sistemas interativos.

 

Ser uma marca reconhecida no Brasil como autora de jogos de sucesso com qualidade.

 

 


A origem do nome Hastatus remonta ao Império Romano, berço da civilização ocidental. Roma se desenvolveu através do seu exército, a Legião Romana, formada em sua essência pela infantaria.

A organização e a disciplina das legiões era ímpar em sua época. Capazes de mudar rapidamente de formação, enfrentavam contingentes de forças muito superiores as suas. Para isso, treinavam com armas duas vezes mais pesadas que as usadas no combate. Eram instruídos a marchar, correr, saltar, nadar, carregar grandes pesos, manejar qualquer espécie de arma. Em tempos de paz, as tropas romanas se familiarizavam com as práticas de guerra de forma que a única diferença entre o campo de batalha e os exercícios era o derramamento de sangue. A classe de infataria que lutava na linha de frente era chamada de Hastatus (no plural: Hastati). Tinha esse nome pois portava uma arma em formato de haste, chamada de hasta, conhecemos como lança.

A estrutura deste exército passou por mudanças ao longo do tempo. Após o século III d.C. o Hastatus foi equipado com uma espada, chamada gladius, no lugar da hasta. Carregavam também um tipo de dardo longo que possuía cerca de três metros de comprimento, chamado de pilum (no plural pila). Era usado para atingir o escudo do inimigo e tinha uma flecha de metal na ponta, feita para se torcer com o impacto e ficar preso. O inimigo ao ser atingido pelo pilum era incapaz de retira-lo e o peso mudava o centro de gravidade do seu escudo, o tombando para frente. Em alguns casos ele acabava abandonando sua proteção. Então rapidamente o Hastatus desembainhava seu gladius para lutar com um inimigo desprotegido.

Através deste nome não desejamos a violência ou a guerra, mas entendemos que fizeram parte da história humana e é importante lembrarmos-nos disso. Colocamos em evidência esta essência humana para extrairmos suas virtudes e dedicarmos aos nossos objetivos. Motivação, organização, disciplina, versatilidade, agilidade e treinamentos constantes. Estamos focados em grandes desafios e não esperamos um trabalho fácil e cômodo.